1. Inicio
  2. Blog
  3. Futebol
  4. Jogadores do Internacional que ganharam a Copa América

Jogadores do Internacional que ganharam a Copa América

Escrito por
Thiago Beato
Atualizado
18 junho 2024
Futebol
Copa America
Jogadores do Internacional que ganharam a Copa América
Compartilhe este artigo:

Ao longo do longínquo ano de 1979, alguns jogadores conseguiram entrar para a história de um dos torneios mais importantes do continente. Como os jogadores do Internacional que ganharam a Copa América

Desde a sua fundação nos idos de 1909, o Internacional de Porto Alegre tem sido uma fonte inesgotável de geração de talentos no futebol brasileiro. Porém, a sua história está repleta de jogadores que deixaram as suas marcas não apenas no futebol brasileiro, mas também em competições internacionais. 

Uma dessas competições é a Copa América, torneio continental onde jogadores do Internacional e do arqui-rival Grêmio tiveram uma presença significativa ao longo dos anos. Desde o ano de sua fundação, o Internacional tem contribuído regularmente com jogadores para diversas seleções nacionais que disputam a Copa América. 

Ao longo destes anos, vários atletas colorados se destacaram representando o Brasil e outras seleções nacionais no torneio continental, deixando seus nomes na história do clube e de suas respectivas seleções. 

Inclusive alguns desses jogadores foram fundamentais para as conquistas de suas seleções, erguendo um dos troféus mais importantes do continente e celebrando vitórias memoráveis.

Jogadores do Internacional que já jogaram a Copa América

O futebol gaúcho sempre foi um catalisador de talentos para diversas seleções nacionais, não apenas a seleção brasileira. Desde 1979 diversos atletas do Internacional de Porto Alegre tiveram a honra de defender suas seleções na Copa América, torneio entre seleções do continente sul-americano. 

Dentre os jogadores do internacional que ganharam a Copa América, craques consagrados como Falcão, Batista, Taffarel, Gamarra, dentre outros jogadores que acabaram se destacando e tendo a oportunidade de defender suas seleções em um dos torneios mais prestigiados entre as seleções do continente sul-americano. 

Ao todo, desde 1979, 14 atletas do Internacional de Porto Alegre, de nacionalidades distintas foram convocados para defenderem suas respectivas seleções na Copa América, alguns deles tendo ainda a honra de serem campeões continentais. 

Essa contagem vai desde 1979 até a última edição da Copa América em 2021, que foi realizada no Brasil ainda sob a sombra da pandemia que assolou o planeta. A próxima Copa América será realizada nos EUA, e existe a expectativa de que outros jogadores do Colorado sejam chamados para o torneio na América. 

Nomes como o goleiro Sergio Rochet, da seleção uruguaia, Charles Aránguiz, da seleção chilena, o artilheiro Enner Valencia, da seleção do Equador e Rafael Santos Borré, da seleção colombiana, devem ser chamados e aumentar a lista da relação de jogadores do Internacional que participaram da Copa América.

Buscar essas informações estatísticas podem ajudar na hora de escolher os palpites certos para a Copa América.

Copa América 2024 nos EUA

Uma das grandes novidades na edição deste ano da Copa América nos EUA será a presença de 6 seleções da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) como convidadas, sendo 16 selecionados ao todo, juntamente com as 10 seleções da Conmebol. 

Com mais seleções participando da competição, os apostadores terão mais partidas para fazer seus jogos nos sites de apostas.

Com as últimas definições, Canadá e Costa Rica venceram nos playoffs da Concacaf e se garantiram no torneio. 

Vale destacar que nas seis vagas da Concacaf foram estabelecidos os critérios para o preenchimento das vagas com as seis melhores seleções da Liga das Nações 2023/2024.

Dentre as seleções classificadas e já com os grupos definidos em sorteios, temos o seguinte chaveamento:

  • Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá

  • Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica

  • Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia

  • Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica

A ideia de agregar essas seis Seleções da Concacaf é uma estratégia da Conmebol e da Concacaf, visando fortalecer e desenvolver o esporte de forma ainda mais abrangente. Vale destacar que o acordo também prevê competições entre Seleções Femininas e um novo torneio de clubes. 

De acordo com a organização e dinâmica do torneio, os dois grupos disputarão seus jogos no oeste e no centro dos EUA, com as outras Seleções dos outros dois grupos no leste e na zona central do país.

História da Copa América

A Copa América, um dos eventos esportivos mais antigos e prestigiados do mundo, teve sua origem em uma época em que o futebol começava a se estabelecer como paixão e cultura nos países sul-americanos, sendo a competição mais antiga entre seleções de futebol. 

Em 1910, durante uma reunião de representantes das associações de futebol da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, surgiu a ideia de criar uma competição que incentivasse a prática do esporte em seus territórios. O primeiro torneio ocorreu na Argentina, entre os dias 2 e 17 de julho de 1910, em caráter de teste. O primeiro campeão foi o Uruguai, disputando com a Argentina a final no estádio Presidente Perón.

Nessa atmosfera de entusiasmo pelo futebol, o "Campeonato Sul-Americano de Football", como foi inicialmente chamado, foi oficialmente fundado em 1916. Desde então, a Copa América tornou-se uma tradição inabalável, enraizada na história e cultura do continente.

A competição não só exalta a excelência esportiva, mas também incorpora uma riqueza de nuances culturais e identidades nacionais.

Jogadores do Internacional que ganharam a Copa América

Dentre os jogadores do internacional que ganharam a Copa América, jogadores lendários e craques renomados entraram para a história do clube gaúcho. 

O primeiro nessa relação é ninguém menos do que o lendário goleiro Taffarel, campeão da Copa América 1989, realizada no Brasil, e que viria a ser o herói do tetracampeonato mundial na Copa do Mundo de 1994. 

Outro jogador que entrou para a história como atleta colorado e que também foi campeão da Copa América é o histórico centroavante Christian, campeão da Copa América de 1999, disputada no Paraguai. 

Uma seleção brasileira que contava com jogadores do calibre de Rivaldo, Ronaldo, Amoroso, Alex, Ronaldinho, dentre outros craques. Em grande fase no Inter, Christian não apenas foi convocado como acabou entrando para a história dentre os jogadores do internacional que ganharam a Copa América. 

A lista conta ainda com jogadores estrangeiros que também tiveram a honra de não apenas ser convocado como jogador colorado, mas também campeão da Copa América. O volante chileno Charles Aránguiz foi campeão da Copa América 2015, mas não apenas isso. 

O volante chileno teve a honraria de sagrar campeão em casa, já que o Chile sediou pela primeira vez em sua história a competição continental. Com a conquista em casa, a equipe ainda garantiu a sua classificação para a Copa das Confederações de 2017. 

Abaixo a relação de jogadores do internacional que ganharam a Copa América:

  • Copa América 1989 - Taffarel - Goleiro do Internacional

  • Copa América 1999 - Christian - Centroavante do Internacional

  • Copa América 2015 - Charles Aránguiz - Volante do Internacional

Craques do Internacional que nunca jogaram a Copa América

Embora o Internacional tenha uma longa tradição histórica de fornecer talentos para a seleção brasileira, também houve casos de jogadores excepcionais que, surpreendentemente, nunca tiveram a oportunidade de disputar a Copa América.

Um exemplo emblemático de craques históricos do Internacional que nunca jogaram a Copa América é o de Fernandão, um dos maiores ídolos da história do Inter. Bicampeão gaúcho, campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes e da Recopa Sul-Americana pelo Colorado, ele nunca teve a oportunidade de disputar uma Copa América. 

Mesmo ganhando títulos nacionais e internacionais, com uma carreira de sucesso na Europa e extremamente vitorioso, Fernandão nunca teve oportunidades na seleção brasileira. 

Ele jogou apenas uma vez com a amarelinha em um amistoso contra a Guatemala em 2005, quando apenas jogadores que atuavam no Brasil foram convocados para o amistoso que marcou a despedida de Romário com a camisa da seleção brasileira. 

Inteligente, articulado e respeitado até mesmo pelos adversários, Fernandão foi bicampeão gaúcho, decisivo na conquista da Libertadores 2006, o artilheiro da equipe na competição continental com cinco gols, além de contribuir com sete assistências decisivas para a conquista colorada.

Fernandão participou da metade dos gols do Colorado na histórica campanha que pintou a América de vermelho. 

E mesmo ganhando títulos nacionais e internacionais e com um currículo de respeito, quando Fernandão estava no auge a seleção brasileira tinha Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano Imperador também no auge, os principais jogadores da linha de frente da seleção canarinho. 

O ídolo histórico do Inter morreu de forma precoce aos 36 anos após um acidente de helicóptero na cidade de Aruanã, em Goiás. 

Dessa maneira, sua importância transcende as convocações para a seleção nacional, pois ele deixou uma marca eterna no Internacional e no coração dos torcedores colorados, conquistando títulos e liderando o time com maestria. 

Fernandão é, sem dúvida, uma figura lendária que será lembrada não apenas pelos seus feitos em campo, mas também pelo seu caráter e dedicação ao esporte.

Jogadores do Internacional que fizeram gol na Copa América

Dentre os jogadores do Internacional que ganharam a Copa América, temos também aqueles que conseguiram balançar as redes de um dos principais torneios continentais. 

Na Copa América 2015, no Chile, o volante colorado Charles Aránguiz marcou na goleada de 5x0 do Chile sobre a Bolívia, durante a disputa da fase de grupos do Grupo A. Com uma campanha histórica, a seleção chilena viria a ser campeã em uma final emocionante contra a Argentina na disputa de penalidades. 

Outro jogador histórico colorado que balançou as redes durante uma disputa de Copa América é Paulo Roberto Falcão. O craque lendário do Internacional de Porto Alegre esteve na Copa América de 1979, disputada sem uma sede fixa. 

A seleção brasileira enfrentou o Paraguai nas semifinais em jogos de ida e volta, com vitória paraguaia no primeiro jogo por 2x1 e empate no segundo jogo em 2x2. Esse empate acabou eliminando a seleção brasileira da competição. 

E foi justamente na eliminação contra o Paraguai que Falcão deixou a sua marca. Ele aproveitou cruzamento de Zé Sérgio para abrir o placar. Morel empatou, Falcão ainda sofreu pênalti convertido por Sócrates e Romerito acabou fazendo o gol de empate que eliminou a seleção brasileira. O Paraguai viria a ser campeão dessa edição da Copa América. 

Outro jogador colorado que balançou a rede em disputa de Copa América foi o zagueiro Márcio Santos. Foi durante a vitória por 3x1 sobre o Equador na Copa América 1991, e um gol decisivo.

Afinal, o Brasil precisava vencer por 2 gols de diferença para avançar para a fase final da Copa América de 91, disputada no Chile, e conseguiu fazer um gol nos minutos finais da emocionante partida. 

Outro jogador colorado que balançou a rede durante uma disputa de Copa América foi o volante paraguaio Julio César Enciso, que marcou gol na disputa de pênaltis na eliminação paraguaia na Copa América no Paraguai, na eliminação para o Uruguai nas quartas de final.

Rivalidade Gre-Nal

O Gre-Nal é muito mais do que um simples jogo de futebol. É uma batalha épica que transcende os limites do esporte, uma rivalidade gaúcha que é alimentada pela paixão fervorosa de milhões de torcedores e pelas histórias que moldaram o cenário do futebol gaúcho bem como do futebol brasileiro ao longo dos anos

Este clássico entre Grêmio e Internacional não é apenas um confronto de 90 minutos dentro de campo. Esse é um jogo que nunca é considerado apenas um jogo. É uma guerra de orgulho, tradição e identidade.

A rivalidade entre Grêmio e Internacional é profundamente enraizada na história e na cultura do Rio Grande do Sul. Essa rivalidade tem suas raízes nas diferenças sociais, políticas e culturais entre os clubes. 

O Internacional também é chamado de “Clube do Povo”, alcunha que remonta às suas origens. Essa dinâmica social se reflete na paixão e na intensidade dos confrontos, onde cada gol marcado é mais do que uma simples contagem, é uma afirmação de identidade e supremacia entre os rivais.

O Gre-Nal transcende as fronteiras do Rio Grande do Sul para se tornar um dos clássicos mais fervorosamente disputados do mundo. 

As duas equipes do Rio Grande do Sul já se enfrentaram 441 vezes, com 162 vitórias do Inter, 141 vitórias do Grêmio, além de 138 empates.

Os estádios lotados, as cores vibrantes das torcidas e a atmosfera elétrica tornam cada encontro uma experiência inesquecível. Dentro de campo, os jogadores sentem a pressão de representar não apenas seus clubes, mas todo um estado que espera ansiosamente pela vitória.

Inter ou Grêmio: qual time teve mais jogadores na Copa América?

Além da rivalidade gaúcha e uma das maiores rivalidades do futebol sulamericano, Internacional e Grêmio já cederam diversos jogadores para a competição continental desde o ano de 1979. 

Tanto para a seleção brasileira quanto para outras seleções, a dupla Gre-Nal já teve jogadores em campanhas históricas da Copa América desde 1979. 

Ao todo, desde 1979, 15 atletas do Internacional de Porto Alegre, de nacionalidades distintas foram convocados para defenderem suas respectivas seleções na Copa América, alguns deles tendo ainda a honra de serem campeões continentais. 

Já pelo lado gremista, 22 atletas foram convocados para defenderem suas respectivas seleções na Copa América desde 1979 até a edição de 2021. 

Ou seja, até o momento o Grêmio é o time que teve mais jogadores convocados para participar da Copa América. Esse número será alterado com a próxima Copa América 2024 nos EUA, já que existe a expectativa de que alguns jogadores colorados sejam convocados. 

Nomes como o goleiro Sergio Rochet, da seleção uruguaia, Charles Aránguiz, da seleção chilena, o artilheiro Enner Valencia, da seleção do Equador e Rafael Santos Borré, da seleção colombiana, devem ser chamados e aumentar a lista da relação de jogadores do Internacional que participaram da Copa América. 

Abaixo separamos a relação de todos os jogadores de Internacional e Grêmio convocados para participar da Copa América desde 1979:

  • 1979 - Copa América - Sem sede fixa

  • Tarcísio - Atacante do Grêmio - Brasil

  • Batista - Volante do Inter - Brasil

  • Falcão - Volante do Inter - Brasil

  • Jair - Meia do Inter - Brasil

  • Éder Aleixo - Atacante do Grêmio - Brasil

  • 1983- Copa América -  Sem sede fixa

  • China - Volante do Grêmio - Brasil

  • Paulo Roberto Coelinho - Lateral do Grêmio - Brasil

  • Renato Portaluppi - Atacante do Grêmio - Brasil

  • 1987 - Copa América - Argentina

  • Valdo - Meia do Grêmio - Brasil

  • 1989 - Copa América - Brasil

  • Taffarel - Goleiro do Inter - Brasil (campeão)

  • Cristóvão Borges - Volante do Grêmio - Brasil (campeão)

  • Fernando Astengo - Zagueiro do Grêmio - Chile

  • 1991 - Copa América - Chile

  • Márcio Santos - Zagueiro do Inter - Brasil

  • 1993 - Copa América - Equador

  • Paulão - Zagueiro do Grêmio - Brasil

  • 1995 - Copa América - Uruguai

  • Arce - Lateral do Grêmio - Paraguai

  • Danrlei - Goleiro do Grêmio - Brasil

  • 1997 - Copa América - Bolívia

  • Gamarra - Zagueiro do Inter - Paraguai

  • Arce - Lateral do Grêmio - Paraguai

  • Paulo Nunes - Atacante do Grêmio - Brasil (campeão)

  • 1999 - Copa América - Paraguai

  • Ronaldinho - Meia-atacante do Grêmio - Brasil (campeão)

  • Julio César Enciso - Volante do Inter - Paraguai

  • Christian - Atacante do Inter - Brasil (campeão)

  • 2001 - Copa América - Colômbia

  • Eduardo Costa - Volante do Grêmio - Brasil

  • Roger - Lateral do Grêmio - Brasil

  • Fábio Rochemback - Volante do Inter - Brasil

  • 2007 - Copa América - Venezuela

  • Fabián Vargas -Volante do Inter - Colômbia

  • 2011 -  Copa América - Argentina

  • Victor - Goleiro do Grêmio - Brasil

  • 2015 - Copa América - Chile

  • Aránguiz - Volante do Inter - Chile (campeão)

  • Geferson - Lateral do Inter - Brasil

  • Marcelo Grohe - Goleiro do Grêmio - Brasil

  • Erazo - Zagueiro do Grêmio - Equador

  • 2016 - Copa América Centenário - EUA

  • Marcelo Grohe - Goleiro do Grêmio - Brasil

  • Walace - Volante do Grêmio - Brasil

  • Miller Bolaños - Atacante do Grêmio - Equador

  • Luis Manuel Seijas - Meio-campista do Inter - Venezuela

  • 2021 - Copa América no Brasil

  • Carlos Palacio - Atacante do Internacional - Chile

  • 2024 - Copa América nos EUA

  • Rafael Santos Borré (atacante) - Internacional

  • Enner Valência (atacante) - Internacional

  • Matheus Villasanti (meio-campo) - Grêmio

  • Yeferson Soteldo (atacante) - Grêmio

Compartilhe este artigo:
Thiago BeatoEspecialista em Apostas Esportivas

Jornalista, apaixonado por esportes e pelo universo das apostas esportivas. Acompanha diariamente o universo esportivo mundial, as principais competições bem como os principais jogadores e atletas. Especialista em Inbound Marketing, produção de conteúdo e no mercado de iGaming.

Últimas noticias